Adolescente de 14 anos morre após passar mal durante treino de futebol

Um momento de esporte e alegria terminou em tragédia em Heitoraí, no noroeste de Goiás. O adolescente Myguel Martins Oliveira, de apenas 14 anos, morreu após passar mal durante um treino de futebol realizado pela escolinha mantida pela prefeitura. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alison Paulinelle, o jovem foi levado às pressas para a unidade de atendimento, mas já chegou ao local sem pulso. A equipe médica realizou manobras de reanimação, porém ele não reagiu. A morte foi registrada nesta quarta-feira (15) e, até o momento, a causa ainda não foi confirmada. De acordo com a Secretaria de Saúde, o caso está sob análise do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que deverá apontar o que provocou o mal súbito. Pedro Augusto, responsável pelo time, relatou que Myguel participava normalmente das atividades quando passou mal durante o treino. A morte precoce do adolescente gerou comoção na cidade, especialmente entre colegas, professores e familiares, que aguardam respostas sobre o que levou à tragédia.
Libertadores: Corinthians bate Santa Fé e vence a segunda no torneio

O Corinthians venceu o Santa Fe, da Colômbia, por 2 x 0, na noite desta quarta-feira (15/4), na Neo Química Arena, pela 2ª rodada da Libertadores. Raniele e Gustavo Henrique, ambos no segundo tempo e após jogadas de bola parada, fizeram os gols do jogo. Com este resultado, o Timão segue na liderança do Grupo E, agora com seis pontos marcados. Já os colombianos ficam em 3°, com apenas um de pontuação. Vale lembrar que Peñarol e Platense, outro integrantes da chave, se enfrentarão apenas na quinta (16/4).
Goiás tem três centros de treinamento selecionados pela Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Goiás foi contemplado com três centros de treinamento no catálogo oficial divulgado pela Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. Os locais selecionados ficam em Goiânia e Aparecida de Goiânia e poderão ser escolhidos pelas seleções classificadas como base de preparação durante o torneio. A lista foi publicada nesta quarta-feira, 15, e reúne 38 estruturas esportivas espalhadas pelo país, todas vinculadas a opções de hospedagem. O material será utilizado pelas 32 seleções participantes após a definição da tabela de jogos e das cidades-sede. No recorte goiano, os espaços aprovados pela Fifa são o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia; o Vila Nova Futebol Clube, por meio de seu centro de treinamento, também na capital; e o Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. Segundo a entidade, o processo de escolha envolveu visitas técnicas realizadas entre novembro de 2024 e março de 2026. Ao todo, 52 cidades em 19 estados brasileiros foram avaliadas, com análise de 261 instalações esportivas. A presença de três estruturas goianas no catálogo reforça o posicionamento do estado como destino apto para grandes eventos esportivos internacionais, especialmente após a realização de competições recentes de grande porte e os investimentos em infraestrutura esportiva e logística.
A cada hora de corrida, o corpo ganha 7 horas de vida, aponta estudo

Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology com mais de 55 mil pessoas acompanhadas por 15 anos mostrou que correr reduz em 45% o risco de morte por doenças cardiovasculares e em cerca de 30% o risco de morte por qualquer causa. O benefício estimado é de até 3 anos a mais de expectativa de vida. O dado mais surpreendente é que esse impacto aparece mesmo com volumes baixos de treino — 5 a 10 minutos por dia em ritmo leve já são suficientes para colher os benefícios. Para cada hora de corrida, estima-se um ganho médio de 7 horas de vida ao longo do tempo. A consistência, não a intensidade, é o fator decisivo. Além da proteção cardiovascular, a corrida também foi associada a menor risco de câncer e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. A mensagem dos pesquisadores é que a longevidade não depende de grandes mudanças — depende de pequenas doses de movimento repetidas ao longo do tempo.
Velocista australiano de 18 anos filho de refugiados supera Usain Bolt e bate recorde nos 200m

O velocista australiano Gout Gout, de apenas 18 anos, consolidou seu status como uma das grandes promessas do atletismo ao bater o recorde mundial sub-20 dos 200 metros, com o tempo de 19,67 segundos, durante o Campeonato Nacional da Austrália, realizado neste domingo. O desempenho o coloca no centro das atenções e intensifica as comparações com Usain Bolt, recordista mundial da prova e que registrou o recorde pessoal de 19,93 segundos quando disputou o sub-20. Para o treinador Ramón Cid, o jovem se destaca especialmente na fase de aceleração máxima. Apontado como um fenômeno da velocidade, o australiano chama atenção pelo estilo leve e eficiente. Com contrato profissional assinado com a Adidas desde outubro de 2024, Gout passou a se dedicar integralmente ao atletismo após concluir os estudos básicos. Após a prova histórica, celebrou o resultado: “Tiro um grande peso de cima ao saber que corri de forma legal e que tenho a velocidade necessária para alcançar esses tempos. Então, sem dúvida, me sinto ótimo. Estou pronto para mais”.
Com Claus, Wilton Pereira e Abatti Abel, Brasil é o país com mais representantes da arbitragem na Copa do Mundo

O Brasil é o país com mais representantes da arbitragem na Copa do Mundo de 2026. Foram escolhidos três árbitros e seis assistentes. Raphael Claus, Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira Sampaio serão os árbitros principais durante a Copa do Mundo, já Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo, Rafael Alves e Rodolpho Toski serão os assistentes. Além deles, o Brasil terá Rodolpho Toski Marques como atuará VAR.
Jornal espanhol critica arbitragem em vitória do Flamengo na Libertadores: ‘Escândalo do VAR’

A vitória do Flamengo sobre o Cusco por 2 a 0, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, ficou marcada pelos lances polêmicos na partida. O tema, inclusive, virou assunto no jornal AS, da Espanha, que criticou a arbitragem dos paraguaios Derlis López e Fernando López — o último, responsável pelo VAR. A primeira crítica do jornal espanhol foi para o lance envolvendo Plata, quando o jogo ainda estava 0 a 0. O atacante equatoriano pisou no tornozelo de um adversário, mas a arbitragem e o VAR decidiram não aplicar o cartão vermelho. Logo na sequência, o Flamengo abriu o placar com um gol de Bruno Henrique. Depois, o jornal AS questionou o impedimento no gol anulado do time peruano, aos 20 minutos do segundo tempo. Cusco chegou a marcar com Ruidías, mas o VAR, depois de uma longa checagem, viu impedimento milimétrico de Manzaneda na origem da jogada. “O impedimento, quando o VAR traçou as linhas, nunca ficou claramente visível. O atacante parecia estar alinhado com o último defensor, mas o árbitro recebeu o sinal para anular o gol”, escreveu o jornal espanhol. Em campo, Bruno Henrique e Arrascaeta fizeram os gols do Flamengo na partida. Esta é a quarta Libertadores seguida em que o rubro-negro “subiu a montanha” na primeira fase — e a oitava vez em dez edições. O próximo jogo do rubro-negro será no sábado, às 18h30, no clássico com o Fluminense, no Maracanã. Já pela Libertadores, a equipe terá o Independiente de Medellín-COL, no dia 16, em casa. O time peruano encara o Estudiantes-ARG, na próxima terça-feira, fora de casa.
‘Patas em Jogo’: iniciativa une solidariedade e esporte em prol da causa animal

Aliando solidariedade e competição, o esporte vai ganhar um novo significado nos próximos fins de semana. Nos dias 11 e 18 de abril, Campo Grande receberá o ‘Patas em Jogo’, um movimento inédito de amor, empatia e transformação social. A iniciativa nasce com um propósito de unir pessoas em torno da causa animal e levar esperança a quem vive invisível nas ruas devido ao abandono. O evento acontece das 8h às 19h, no Sindicato dos Bancários, e promete reunir atletas, famílias, voluntários e parceiros em uma corrente do bem. Assim, mais do que um torneio, o Patas em Jogo é um chamado coletivo para que a sociedade olhe com mais responsabilidade e sensibilidade para uma realidade que se repete todos os dias: o abandono de cães e gatos. Para participar, basta adquirir um ingresso no valor de R$ 20 ou doar 1 kg de ração para cães ou gatos. Conforme o estudo Índice de Abandono, o Brasil contabiliza 121 milhões de cães e gatos, sendo 82,1 milhões de cães e 39,2 milhões de gatos. Mais de 30 milhões desses animais estão abandonados, o que representa cerca de 25% do total de animais de estimação do país. Na prática, isso significa que milhões de animais seguem nas ruas sem proteção, expostos a atropelamentos, doenças, maus-tratos e violência. Em meio a esse cenário, existem protetores independentes que, sem apoio governamental, fazem o impossível todos os dias para salvar vidas. Foi acompanhando o caso do Cão Orelha que duas amigas de Campo Grande decidiram que não bastava sentir indignação. Assim nasceu o Patas em Jogo, idealizado pela advogada Dayara Soares e pela corretora de imóveis Mariana de Barros. O evento visa arrecadar recursos para instituições e protetores independentes de Campo Grande, que atuam voluntariamente acolhendo centenas de animais em situação de vulnerabilidade. A arrecadação será destinada a cuidados essenciais, como alimentação, tratamentos veterinários, medicamentos e acolhimento.
CBF propõe agenda para criação de liga única no Brasileirão

A diretoria da CBF apresentou nesta segunda-feira um estudo para dirigentes dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileiro para buscar a adoção da liga única. Atualmente divididos em dois blocos comerciais – Libra e FFU –, os clubes receberam um cronograma sugerido pela CBF. Até o fim de julho, os dirigentes podem apresentar propostas e sugestões. A previsão da entidade é inaugurar o estatuto da futura liga até o fim deste ano. Em resumo, o cronograma indicado é o seguinte: A reunião desta tarde de segunda-feira, realizada num hotel na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio de Janeiro, serviu para diagnóstico apresentado pela CBF na comparação com as maiores ligas do mundo: Premier League, da Inglaterra, La Liga, da Espanha, e Bundesliga, da Alemanha. Os dirigentes da CBF defenderam que, antes de discutir a divisão da receita gerada pelo futebol brasileiro – ponto central da maioria das brigas comerciais, como a mais recente do Flamengo com a Libra e os outros clubes dentro da Libra –, é preciso aumentar significativamente os valores. Qualquer novo acordo comercial, quando se trata de vendas de direitos de transmissão, só passaria a valer a partir de 2030, porque os dois blocos comerciais têm contrato em vigor até 2029. A CBF chama atenção para a receita da liga brasileira ser menor do que um terço da Bundesliga, da Alemanha – um país que tem 84 milhões de habitantes e 18 clubes na sua liga principal. Enquanto o Brasil tem 210 milhões de habitantes e 20 clubes na liga principal. Pesquisa recente da CBF também apontou que cerca de 140 milhões de habitantes brasileiros são torcedores de algum time, com 40 milhões considerados fanáticos por futebol. Assim, a entidade considera o produto subvalorizado e com margem de crescimento. Pontos de discussão O diagnóstico feito pela CBF elenca uma série de problemas que ela própria atacou nos últimos anos, entre eles arbitragem, calendário e fair play financeiro. A entidade dividiu a pauta em 10 “dimensões do produto” do futebol brasileiro e comparou com as ligas ingleses, espanholas e alemãs. Com a liga brasileira sempre atrás em todos esses pontos abaixo: O estudo avaliou, por exemplo, o percentual de jogos disputados à luz do dia (com início até as 16h30) nas outras ligas e mostrou que 80% dos jogos do Brasil são noturnos, enquanto na Inglaterra apenas 25% são noturnos. Na La Liga, 60%. E, por fim, 30% na Alemanha. A CBF considera que pode haver impacto no público presente em estádios – também menor na liga brasileira em comparação aos demais. Afinal, pesquisa Nexus recente, feita em parceria com a CBF, apontou que 74% consideram a insegurança ao ir a estádios de futebol. Para além dos aspectos de melhoria de produto do futebol brasileiro – por exemplo, a CBF usa o exemplo de outras ligas que padronizaram transmissões e alavancaram presença em redes sociais -, a CBF vai transferir para a liga de clubes as discussões mais polêmicas. O tipo de gramado talvez seja a principal delas – atualmente, Atlético-MG, Athletico, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras usam gramados sintéticos na Série A. Com a maioria dos clubes, hoje, sendo a favor de vetar este tipo de campo. Outro ponto de atenção é a discussão sobre rebaixamento, com a perspectiva de se diminuir de quatro para três rebaixados no futuro. Assim como a regulação de uso de estrangeiros por partida – atualmente, são nove permitidos.
Secretário de Esporte de Goiânia deixa cargo e deve disputar vaga na Alego pelo Avante

Luiz Alberto Sardinha Bites (Avante) foi exonerado, a pedido, do cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 6. A medida tem efeitos retroativos a 2 de abril de 2026. A saída ocorre no contexto do calendário eleitoral, que exige a desincompatibilização de ocupantes de cargos públicos que pretendem disputar as eleições. Segundo fontes próximas, Sardinha pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Segundo pessoas próximas, Sardinha já se posiciona para as pessoas como pré-candidato a deputado estadual. Com formação em Educação Física e Gestão Esportiva, o coronel da Polícia Militar de Goiás (PMGO) tem trajetória ligada ao esporte e deve adotar como uma de suas principais bandeiras o incentivo à prática esportiva. (B.A)