Publicidade

Bolsa renova recorde pela 18ª vez no ano e se aproxima dos 200 mil pontos

O mercado financeiro brasileiro voltou a registrar desempenho positivo nesta terça-feira, 14. A bolsa de valores atingiu novo recorde histórico e encerrou o dia próxima da marca de 200 mil pontos, enquanto o dólar permaneceu abaixo de R$ 5. O movimento foi favorecido pela melhora do cenário internacional e pela expectativa de retomada do diálogo entre Estados Unidos e Irã. O Ibovespa, principal índice acionário do país, fechou em alta de 0,33%, aos 198.657,33 pontos. Na máxima do pregão, alcançou 199.354,81 pontos, aproximando-se do nível simbólico dos 200 mil pontos. Com o resultado, o índice acumula valorização de 0,68% na semana, 5,97% no mês e 23,29% em 2026. A sessão marcou a 11ª alta consecutiva do indicador e o quinto recorde seguido. Ao longo deste ano, a bolsa brasileira já renovou suas máximas em 18 oportunidades, consolidando um período de forte valorização dos ativos domésticos. No mercado cambial, a moeda norte-americana voltou a recuar e encerrou cotada a R$ 4,993. Foi o quinto pregão seguido de queda. Em abril, o dólar já acumula baixa de 3,57%, enquanto no ano a desvalorização chega a 9,02%. Durante o dia, a cotação chegou a tocar R$ 4,97, mas reduziu o ritmo de queda ao longo da sessão. Entre os fatores que influenciaram o câmbio estão a diminuição das tensões geopolíticas, o enfraquecimento global do dólar e indicadores econômicos mais fracos nos Estados Unidos, o que reforçou apostas de futuros cortes de juros pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano. No exterior, os preços do petróleo recuaram com força diante da possibilidade de avanço nas negociações entre Washington e Teerã. O barril do Brent caiu 4,6%, negociado a US$ 94,79, enquanto o WTI, referência nos Estados Unidos, recuou 7,9%, para US$ 91,28. A baixa contribui para aliviar pressões inflacionárias globais e tende a beneficiar mercados emergentes, como o brasileiro.

Homem diz que recebeu ordens de uma barata para cometer duplo homicídio

Um homem acusado de matar duas pessoas a tiros no Novo México (EUA) afirmou às autoridades que cometeu o crime porque “uma barata o ordenou” por meio de mensagens criptografadas. Alexis Hernandez, de 25 anos, disse aos agentes do Gabinete do Xerife do Condado de Bernalillo que, recebeu “mensagens criptografadas em uma barata” que o instruíam a realizar os homicídios. Segundo o mandado de prisão acessado pela revista People, Hernandez “portava uma arma de fogo na cintura e um sabre do Corpo de Fuzileiros Navais no quadril”. O suspeito teria dito aos policiais que era fuzileiro naval e que “tinha que fazer o que tinha que fazer” para se proteger. Ele alegava acreditar que o proprietário do imóvel estava o perseguindo e instalando câmeras nas luminárias. Ele também ouvia “vozes assustadoras vindas das aberturas de ventilação”. Uma das vítimas era o proprietário da casa. As autoridades acrescentaram que o suspeito alegou conhecer os dois homens falecidos. Segundo o mandado, o suspeito havia comprado anteriormente uma pistola para “proteção” e que ele “temeu por sua vida” quando os dois homens o levaram para o quarto dos fundos da casa.

Mulher aluga jatinho para cadela não viajar em bagageiro do avião

A americana Emily Gardner viralizou recentemente por um gesto que, para muitos tutores de pets, demonstra como eles fazem parte da família: ela alugou um jatinho para que sua cadela, Luna, de 14 anos, não viajasse no bagageiro de um avião. À revista People, Emily contou que ela e o marido, Matt, precisaram vender vários pertences da casa, nos Estados Unidos, para poder proporcionar uma viagem confortável ao animal, que é idoso e poderia não resistir ao trajeto de nove horas para a Alemanha, onde iriam e moram atualmente. “Os animais de estimação são como família, especialmente no nosso caso em que não temos filhos”, defendeu a médica oncologista. “Eles aguentam mais mudanças do que você imagina. Tudo que eles querem é estar com seus humanos e não serem deixados para trás”, emendou. A mulher disse que o voo, realizado em dezembro, foi tranquilo e a “doguinha” foi medicada para evitar qualquer contratempo. Na nova casa, a “aumiga” se adaptou bem e vive tranquilamente. A cadela foi resgatada aos 7 meses e, para Emily e Matt, é considerada como uma filha.

Trump se ilustra como Jesus Cristo em montagem postada nas redes

Primeiro, Donald Trump criticou o papa Leão XIV, após o pontífice norte-americano oferecer uma oração do terço à paz mundial, na tarde desse sábado (12/4), na Basílica de São Pedro. Minutos depois, o presidente dos Estados Unidos publicou uma ilustração na qual ele próprio aparece como se fosse Jesus Cristo. Com uma túnica vermelha e branca, Trump cura uma pessoa, enquanto soldados aparecem flutuando no céu como se fossem anjos, ao lado de águias e de aviões de guerra. No desenho postado pelo republicano, também estão uma criança em oração, uma enfermeira, a bandeira dos Estados Unidos e a Estátua da Liberdade. Antes de divulgar a ilustração, Trump disse não ser “grande fã” do papa Leão XIV. “Ele é uma pessoa muito liberal, e é um homem que não acredita em parar o crime”, afirmou Trump.

Artemis II voltará à Terra como “bola de fogo” mais rápida que o som

A missão Artemis II se aproxima de seu momento mais aguardado: a nave retornará ao planeta em uma reentrada descrita como uma verdadeira “bola de fogo” mais rápida que o som, em uma fase crítica que marcará o desfecho da jornada. O retorno à Terra será transmitido ao vivo e deve atrair atenção global. Após cerca de dez dias de missão, a cápsula Orion trará de volta os astronautas Christina Koch, Victor Glover, Reid Wiseman e Jeremy Hansen. A amerissagem está prevista para a noite desta sexta-feira, no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O retorno da Artemis II representa o momento decisivo da missão. Para a NASA, o sucesso só será confirmado quando toda a tripulação estiver em segurança após a amerissagem. A missão percorreu mais de 400 mil quilômetros, estabelecendo uma das maiores distâncias já alcançadas por humanos no espaço. O objetivo principal é validar sistemas essenciais para futuras viagens tripuladas mais profundas no espaço.

Nova variante Cicada não indica tendência de maior gravidade, diz especialista

A nova variante da Covid-19, apelidada de “Cicada” (cigarra, em português), tem ganhado espaço nos noticiários. A cepa BA.3.2 já foi identificada em mais de 20 países, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Até o momento, não há registros de casos no Brasil. O virologista da USP Paulo Eduardo Brandão afirma que a nova variante não apresenta maior gravidade em relação às demais. A avaliação está alinhada ao posicionamento da Rede Global de Vírus (GVN), uma coalizão internacional com mais de 90 centros de excelência em mais de 40 países. A entidade monitora a BA.3.2 e informa que, até agora, não há evidências que indiquem motivo para alarme ou preocupação pública elevada. A recomendação da vacinação segue como principal preventivo à doença.

Conheça a “Cicada”, nova variante da Covid-19 que já circula em 23 países.

Uma nova subvariante da Covid-19 tem chamado atenção dos cientistas e já circula fora do Brasil. A chamada “Cicada”, a BA.3.2 foi identificada em ao menos 23 países e se destaca pelo elevado número de mutações. Apesar disso, dados iniciais indicam que a linhagem não está associada ao aumento de casos graves ou de hospitalizações, mantendo o padrão observado nas subvariantes mais recentes da Ômicron. Vale destacar que a BA.3.2 não é uma nova variante, o que significa que ela faz parte de um processo contínuo de evolução de vírus, que acumula mutações para se manter em circulação. Desde a chegada da Ômicron, o vírus deixou de apresentar grandes “saltos” entre variantes como ocorreu entre Alfa, Delta e a própria Ômicron e passou a evoluir por meio de sublinhagens. Isso segue uma lógica adaptativa: à medida que a população desenvolve imunidade, o vírus sofre mutações que permitem escapar parcialmente dessa proteção e continuar se espalhando. O principal diferencial da “Cicada” está na proteína Skipe, que é a estrutura utilizada pelo vírus para se conectar às células humanas. Ela tem cerca de 75 mutações nessa proteína número considerado elevado. Isso pode impactar na forma como o sistema imunológico reconhece o vírus, o que favorece o chamado “escape de anticorpos”. Na prática, isso significa que pode ter alta no risco de infecção mesmo em pessoas vacinadas ou previamente infectadas, sem necessariamente significar quadros mais graves. Não há diferença, até o momento, sobre manifestação de novos sintomas, que seguem sendo os mais comuns: febre, dor de garganta, tosse, coriza e cansaço. A vacina continua sendo a forma mais eficaz contra as formas graves da doença.

Trump diz que pode tomar “Irã inteiro” na noite desta terça-feira (7)

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o país pode assumir o controle do Irã em uma única noite. Ele fixou esta terça-feira (7) como prazo para a reabertura do Estreito de Ormuz. A passagem foi fechada após ataques realizados em 28 de fevereiro por forças americanas e israelenses. O presidente afirmou que, caso não haja um acordo considerado aceitável, haverá destruição de pontes e usinas de energia no território iraniano. Ele também mencionou a possibilidade de atingir infraestrutura civil. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, informou que esta segunda concentrou o maior volume de ofensivas desde o início da operação. Novas ações estão previstas para hoje. O governo dos EUA confirmou a rejeição de uma proposta de cessar-fogo mediada pelo Paquistão. O Irã também recusou a sugestão e indicou preferência por um acordo definitivo. O país manifestou preocupação de que ataques a alvos civis possam configurar crime de guerra segundo normas do direito internacional. Trump também declarou que tomaria o petróleo iraniano se pudesse e fez críticas ao governo do país.

Mulher fica ferida após ser atropelada pelo companheiro na Vila Meneses, em Rio Verde

Uma mulher ficou ferida na manhã desta terça-feira (31), após um atropelamento na Rua Antônio Alves de Melo, na Vila Meneses, em Rio Verde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 9h19 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os militares encontraram a vítima sentada, em estado de confusão e chorando. A mulher apresentava escoriações nos braços, nas pernas e no rosto, além de sangramento na orelha. Ainda conforme as informações repassadas no atendimento, a própria vítima afirmou que teria sido atropelada pelo companheiro após uma briga. Ela recebeu os primeiros socorros ainda no local pela equipe de resgate e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital Municipal, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica.

ROMU prende homem após agressão que deixou mulher com fratura na mão, em Rio Verde

A equipe da ROMU realizou a detenção de um homem suspeito de agredir a própria companheira em Rio Verde. A ação ocorreu após denúncia de violência doméstica registrada na cidade. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes iniciaram diligências e conseguiram localizar o suspeito em seu local de trabalho. A vítima sofreu agressões que resultaram em fratura na mão esquerda. A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal Universitário (HMU), onde recebeu atendimento médico. Devido à gravidade da lesão, foi necessário afastamento de 60 dias para recuperação. Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Casos de violência doméstica podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 190 ou pelo 180, canal nacional de atendimento à mulher.

Institucional

Contatos

Feito por  GreenFlow 👽