SUS terá novo tratamento contra câncer que não provoca queda de cabelo

O Ministério da Saúde firmou uma parceria para viabilizar a produção nacional de uma tecnologia de ponta no tratamento do câncer, trazendo uma novidade que chama atenção: o método não causa queda de cabelo, um dos efeitos colaterais mais temidos pelos pacientes. A iniciativa envolve a produção do medicamento pembrolizumabe no Brasil, por meio de um acordo com o Instituto Butantan e a farmacêutica MSD. A tecnologia faz parte da chamada imunoterapia, considerada uma das abordagens mais modernas no combate ao câncer. Diferente da quimioterapia tradicional, que ataca indiscriminadamente células que se multiplicam rapidamente, incluindo as saudáveis, como as responsáveis pelo crescimento do cabelo, a imunoterapia atua de forma mais direcionada. Nesse novo modelo, o tratamento estimula o próprio sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células cancerígenas. Como não há destruição generalizada de células saudáveis, efeitos colaterais como a queda de cabelo tendem a não ocorrer.
Brasileiros desconfiam mais de notícias de veículos jornalísticos que de conteúdo de amigos em redes sociais e mensagens

Cerca de metade (48%) dos usuários de internet brasileiros desconfiam sempre ou na maioria das vezes de informações produzidas por veículos de jornalismo profissional — um número maior do que aqueles que não confiam em conteúdos de amigos ou familiares em redes sociais (39%) ou em aplicativos de mensagens (42%). Os dados constam do painel TIC, pesquisa com usuários de internet no Brasil elaborada pelo Comitê Gestor da Internet, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação que será divulgada nesta sexta (10).
Influenza: casos graves de gripe causados pelo vírus quase dobraram em 2026

Os casos graves de gripe causados pelo vírus influenza quase dobraram em 2026, segundo levantamento do Instituto Todos pela Saúde. Entre janeiro e março, foram registrados 3.584 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um aumento de 95% em relação ao mesmo período de 2025. De acordo com especialistas, a circulação do vírus tem ocorrido mais cedo do que o padrão registrado antes da pandemia. Tradicionalmente associada ao outono e inverno, a influenza agora apresenta picos ainda entre o verão e o início do outono. Segundo o virologista Anderson Brito, o comportamento da doença mudou nos últimos anos, antecipando a chamada “temporada de gripe”.
Emprego com carteira assinada continua sendo a prioridade dos brasileiros ao buscarem uma vaga no mercado de trabalho

O emprego com carteira assinada continua sendo a prioridade dos brasileiros ao buscar uma vaga. Segundo pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o modelo formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), foi apontado como o mais atrativo por mais de um terço dos trabalhadores que procuraram emprego recentemente. De acordo com o estudo, o acesso a direitos trabalhistas e à Previdência Social continua sendo um diferencial relevante, mesmo com o avanço de novas formas de trabalho. “Embora novas modalidades de trabalho estejam crescendo, como aquelas vinculadas a plataformas digitais, o trabalhador ainda valoriza o acesso a direitos trabalhistas, estabilidade e proteção social, que continuam, portanto, sendo um diferencial relevante mesmo em contexto de maior flexibilização das relações de trabalho”, afirmou a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Claudia Perdigão. Principais números da pesquisa – 36,3% preferem emprego com carteira assinada (CLT). – 18,7% apontam o trabalho autônomo como melhor opção. – 12,3% consideram o emprego informal mais atrativo. – 10,3% têm interesse em trabalho por plataformas digitais. – 9,3% preferem abrir o próprio negócio. – 6,6% optam por atuar como PJ (pessoa jurídica). – 20% não encontraram oportunidades atrativas. Entre os jovens, a escolha pelo emprego formal é ainda mais forte, refletindo a busca por segurança no início da carreira. 41,4% dos trabalhadores de 25 a 34 anos preferem CLT, e 38,1% dos jovens de 16 a 24 anos também priorizam o modelo. O trabalho por meio de plataformas digitais, como motorista ou entregador de empresas de aplicativo, é visto majoritariamente como complemento de renda. Segundo o levantamento, apenas 30% consideram essas atividades como principal fonte de sustento. Realizado pelo Instituto Nexus, em parceria com a CNI, o levantamento ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o País, de 10 a 15 de outubro de 2025, mas só foi divulgado agora.
Governo vai subir etanol na gasolina para 32% ainda no primeiro semestre

O governo federal quer elevar para 32% a mistura de etanol anidro na gasolina ainda no primeiro semestre de 2026, segundo declaração do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A medida foi apresentada como parte da estratégia para ampliar o uso de biocombustíveis, reduzir a dependência de gasolina importada e reforçar a segurança energética do país. A proposta prevê um aumento de dois pontos percentuais na mistura obrigatória e deve ampliar de forma relevante a demanda por etanol no mercado interno. Segundo estimativa citada pela CNN Brasil, a mudança pode adicionar cerca de 1,68 bilhão de litros de demanda por etanol anidro em 12 meses. Se confirmada, a medida se soma à elevação anterior, quando a mistura passou de 27% para 30% em agosto de 2025. Com isso, o avanço acumulado projetado no período chega a 4,2 bilhões de litros adicionais de demanda pelo biocombustível em um ano.
Golpistas criam sites falsos para simulara renovação de CNH e cobrar boletos em Goiás

O Detran-GO identificou um novo tipo de golpe que explora a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — benefício gratuito para motoristas sem multas. Golpistas tem usado sites falsos que induzem ao pagamento indevido de taxas inexistentes. O órgão estadual esclarece que o benefício é um direito do bom condutor e não exige qualquer tipo cobrança por boleto ou transferência bancária. A nova modalidade de renovação, em vigor desde 10 de dezembro de 2025, é voltada para motoristas que mantêm um histórico exemplar. Para ter direito ao processo automático e gratuito, o condutor não pode ter registrado multas ou infrações nos últimos 12 meses e deve estar com o “selo de bom condutor” ativo no aplicativo oficial CNH do Brasil.
Artemis II voltará à Terra como “bola de fogo” mais rápida que o som

A missão Artemis II se aproxima de seu momento mais aguardado: a nave retornará ao planeta em uma reentrada descrita como uma verdadeira “bola de fogo” mais rápida que o som, em uma fase crítica que marcará o desfecho da jornada. O retorno à Terra será transmitido ao vivo e deve atrair atenção global. Após cerca de dez dias de missão, a cápsula Orion trará de volta os astronautas Christina Koch, Victor Glover, Reid Wiseman e Jeremy Hansen. A amerissagem está prevista para a noite desta sexta-feira, no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O retorno da Artemis II representa o momento decisivo da missão. Para a NASA, o sucesso só será confirmado quando toda a tripulação estiver em segurança após a amerissagem. A missão percorreu mais de 400 mil quilômetros, estabelecendo uma das maiores distâncias já alcançadas por humanos no espaço. O objetivo principal é validar sistemas essenciais para futuras viagens tripuladas mais profundas no espaço.
O Senhor dos Anéis terá novo filme com história inédita

Um novo filme do universo de O Senhor dos Anéis está em desenvolvimento e se chamará The Lord of the Rings: Shadow of the Past (Sombras do Passado, em tradução livre). O projeto foi idealizado pelo apresentador americano Stephen Colbert, em parceria com seu filho, Peter McGee. A proposta do longa é adaptar trechos do livro A Sociedade do Anel que ficaram de fora da primeira adaptação cinematográfica. Entre os elementos que devem ganhar destaque está a inclusão de Tom Bombadil, figura enigmática bastante lembrada pelos leitores de J.R.R. Tolkien, mas ausente nos filmes. O personagem tem papel importante nesse trecho da história, ao auxiliar os hobbits durante a passagem pela Velha Floresta e nas Colinas dos Túmulos, além de manter uma relação singular com o Um Anel. O projeto foi aprovado pela New Line Cinema, estúdio ligado à Warner Bros. Discovery, mas ainda não há confirmação sobre direção, elenco ou data de estreia. Ainda não foram detalhadas informações sobre a data de lançamento. Sabe-se apenas que o filme será lançado após The Hunt for Gollum (A Caçada a Gollum), previsto para 2027. Andy Serkis foi confirmado no papel do icônico personagem, com filmagens programadas para começar em maio, na Nova Zelândia.
Com Claus, Wilton Pereira e Abatti Abel, Brasil é o país com mais representantes da arbitragem na Copa do Mundo

O Brasil é o país com mais representantes da arbitragem na Copa do Mundo de 2026. Foram escolhidos três árbitros e seis assistentes. Raphael Claus, Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira Sampaio serão os árbitros principais durante a Copa do Mundo, já Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo, Rafael Alves e Rodolpho Toski serão os assistentes. Além deles, o Brasil terá Rodolpho Toski Marques como atuará VAR.
Cármen Lúcia anuncia saída antecipada da presidência do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, comunicou na manhã desta quinta-feira (9/4) que antecipará sua saída da Corte eleitoral. O mandato de Cármen na presidência do TSE se encerraria em 3 de julho, mas a ministra decidiu deixar o cargo antes para ampliar o período de preparação para as eleições de outubro. Segundo ela, o próximo presidente da Corte, o ministro Nunes Marques, teria cerca de 100 dias para organizar o processo eleitoral caso a saída ocorresse apenas no último dia do mandato. “Decidi que, ao invés de deixar para o último dia de mandato, em 3 de julho, a sucessão da presidência deste Tribunal Superior Eleitoral se inicie antes, com os procedimentos para eleição dos novos dirigentes da Casa e o processo de transição, para garantir equilíbrio e tranquilidade na passagem das funções”, disse. Com isso, Cármen marcou para o dia 14 de abril a eleição da nova presidência da Corte. A posse do novo presidente e do vice está prevista para maio. Cármen destacou que a saída antecipada também permitirá que ela se dedique integralmente às funções no Supremo Tribunal Federal (STF).