Publicidade

Falta de homem no Brasil é confirmada em pesquisa feita pelo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2025 divulgada nesta sexta-feira (17), que a população feminina é majoritária no Brasil. Em regiões mais urbanizadas, como Rio de Janeiro e São Paulo, sobram mulheres, enquanto em outras regiões, onde o agronegócio é a principal atividade, há mais homens. O índice médio nacional aponta a existência de 95 homens para cada 100 mulheres , consolidando uma tendência de distanciamento demográfico entre os gêneros observada nos últimos anos. A diferença populacional acentua-se conforme a faixa etária avança. No Rio de Janeiro, entre pessoas com mais de 60 anos, a proporção cai drasticamente para 70 homens para cada 100 mulheres . Em São Paulo, o cenário é semelhante, com 76 homens para o mesmo grupo de 100 mulheres . Ao todo, o Brasil registra cerca de 6 milhões de mulheres a mais do que homens em seu território.

Cientistas encontram tinta de caneta em meteorito vindo de Marte

Pesquisadores da Universidade do País Basco (EHU) identificaram contaminantes em meteoritos vindos de Marte, incluindo vestígios de tinta de caneta azul usada na preparação de amostras em laboratório. Publicada na revista Applied Geochemistry, a descoberta mostra que parte do material analisado pode ter sido alterada durante o processo de estudo, reforçando a necessidade de protocolos mais rigorosos, para evitar erros na interpretação da composição dessas rochas espaciais.

WhatsApp lidera vendas on-line entre pequenos negócios, aponta pesquisa

O WhatsApp se consolidou como o principal canal de vendas e comunicação entre pequenos negócios no Brasil. De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 82% dos microempreendedores individuais (MEIs) e das micro e pequenas empresas utilizam o aplicativo para comercializar produtos e serviços. Os dados integram a 12ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios e indicam avanço em relação ao ano anterior. O aplicativo aparece com ampla vantagem sobre outros canais digitais, como redes sociais, marketplaces e lojas virtuais próprias. Segundo o presidente interino do Sebrae, Rodrigo Soares, a digitalização tem ampliado a competitividade dos pequenos empreendedores. Ele destaca que o uso do WhatsApp facilita o atendimento ao cliente e a organização de contatos, além de permitir maior alcance por meio de ferramentas como listas de transmissão. “Os pequenos negócios fizeram da necessidade de novos meios de comércio uma oportunidade para aumentar as vendas, o que gera renda e cidadania. Foi uma escalada digital que começou há alguns anos e se manteve, mostrando que os empreendedores conseguiram ultrapassar as dificuldades iniciais e consolidar sua presença on-line”, afirmou Rodrigo. Na sequência, o Instagram surge como o segundo canal mais utilizado, com adesão de 57%. Já o Facebook ocupa a terceira posição, com 30%, mantendo trajetória de queda em comparação com anos anteriores. As lojas virtuais próprias também recuaram, passando de 14% para 10% no período analisado. Entre os marketplaces, o destaque é o Mercado Livre, utilizado por 7% dos empreendedores. Em seguida aparecem OLX (3%), Magazine Luiza e Amazon, ambos com 1%. A pesquisa também mostra que 73% dos pequenos negócios utilizam canais digitais para vender, índice que se mantém estável desde 2021. O levantamento ouviu mais de 8,2 mil empreendedores em todo o país entre fevereiro e março de 2026.

“Nação evangélica vai eleger o próximo presidente da República”, diz Caiado em evento da Assembleia de Deus

O pré-candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), participou, nesta quinta-feira, 16, da 51ª Convenção Nacional da Assembleia de Deus Madureira (Conamad), realizada em Goiânia. O evento, que acontece na Assembleia de Deus de Campinas, também marcou oficialmente o apoio do Ministério Madureira – presidido pelo bispo Samuel Ferreira – ao projeto do goiano para o Palácio do Planalto. Em entrevista, Caiado agradeceu o apoio de lideranças assembleianas de destaque e cravou: “todas as pesquisas demonstram que a nação evangélica vai eleger o próximo presidente da República”. “Ter hoje a fala do bispo Samuel Ferreira, do bispo Abner Ferreira, do Bispo Oídes e de todos os representantes na Convenção Nacional da Assembleia de Deus Madureira é algo que mostra que a nossa pré-candidatura passa a ter uma densidade ímpar hoje no Brasil”, afirmou. Questionado sobre a disputa pelo apoio da comunidade evangélica, também buscado por outros pré-candidatos, Caiado ressaltou que a decisão cabe às lideranças religiosas. “Isso já foi dito pelo Bispo Samuel Ferreira. Não cabe a mim, cabe aos líderes definirem essa posição”, disse. Já sobre a escolha de seu vice, Caiado explicou que o tema será tratado apenas entre 18 de julho e 5 de agosto, período permitido pela legislação eleitoral. “Neste momento, a preocupação nossa é estruturar a campanha… marketing, assessoria de imprensa e encontros regionais. A discussão da vice não é prioridade agora”, pontuou. O governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), também participou da convenção e ressaltou o caráter histórico do evento, que também foi marcado pelo apoio de sua pré-candidatura ao governo do Estado.

Irã classifica nova ameaça de sanções dos EUA: “Terrorismo econômico”

O Ministério das Relações Exteriores do Irã criticou a possibilidade de novas sanções por parte dos Estados Unidos (EUA), classificando a medida como “terrorismo econômico”. A reação veio após declarações do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, que indicou que Washington pode ampliar as restrições contra Teerã. Segundo o porta-voz da chancelaria iraniana, Esmaeil Baghaei, essas ações equivalem a práticas de extorsão estatal e, pelos seus efeitos acumulados, poderiam até ser consideradas crimes contra a humanidade. A declaração foi publicada nesta quinta-feira (16/4) na rede social X. “São nada menos que terrorismo econômico e extorsão patrocinada pelo Estado – ações que constituem crimes contra a humanidade e, no seu efeito cumulativo, constituem genocídio”, disse o porta-voz do ministério, Esmaeil Baghaei. Para o governo iraniano, a intensificação das sanções representa uma forma de pressão econômica extrema, com impactos diretos sobre a população. Do lado americano, o alerta foi feito durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, na quarta-feira (15/4). A proposta inclui a adoção de sanções secundárias, que não atingiriam apenas o Irã, mas também empresas, embarcações e até países envolvidos na comercialização de petróleo e gás iranianos.

Falar sozinho é sinal de eficiência mental e organização de ideias

Se você já se pegou discutindo estratégias de trabalho ou recapitulando o dia em voz alta enquanto estava sozinho, pode descartar o estigma da “loucura”. Para a psicologia moderna, esse hábito é, na verdade, um mecanismo sofisticado de organização cognitiva. Longe de ser um comportamento estranho, o autoquestionamento audível funciona como um filtro para o caos mental, permitindo que o cérebro processe informações com uma clareza que o pensamento silencioso nem sempre alcança. De acordo com a psicóloga Cibele Santos, o ato de falar consigo mesmo é uma ferramenta poderosa de autorreflexão. “Geralmente, o comportamento é visto como uma forma de processar pensamentos e decisões. Quando tiramos a ideia do campo abstrato e a transformamos em som, ganhamos uma nova perspectiva sobre nós mesmos”, explica a especialista. A ciência aponta que essa prática está intimamente ligada à inteligência emocional. Ao nomear sentimentos em voz alta, o indivíduo desenvolve uma consciência maior sobre seu estado interno, o que facilita o gerenciamento de crises e a tomada de decisões assertivas. “Não se trata apenas de falar, mas de como se fala. A fala interna, quando externalizada de forma saudável, atua como uma mentoria própria”, afirma Cibele.

Adolescente de 14 anos morre após passar mal durante treino de futebol

Um momento de esporte e alegria terminou em tragédia em Heitoraí, no noroeste de Goiás. O adolescente Myguel Martins Oliveira, de apenas 14 anos, morreu após passar mal durante um treino de futebol realizado pela escolinha mantida pela prefeitura. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alison Paulinelle, o jovem foi levado às pressas para a unidade de atendimento, mas já chegou ao local sem pulso. A equipe médica realizou manobras de reanimação, porém ele não reagiu. A morte foi registrada nesta quarta-feira (15) e, até o momento, a causa ainda não foi confirmada. De acordo com a Secretaria de Saúde, o caso está sob análise do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que deverá apontar o que provocou o mal súbito. Pedro Augusto, responsável pelo time, relatou que Myguel participava normalmente das atividades quando passou mal durante o treino. A morte precoce do adolescente gerou comoção na cidade, especialmente entre colegas, professores e familiares, que aguardam respostas sobre o que levou à tragédia.

Vida na Terra pode acabar antes do previsto por causa da desoxigenação

Um estudo publicado em 2021 na revista Nature Geoscience voltou a repercutir ao projetar mudanças de longo prazo na atmosfera da Terra, relacionadas à redução gradual dos níveis de oxigênio. Segundo os autores, o processo de desoxigenação é associado ao aumento dos fluxos solares ao longo da evolução do Sol. O estudo indica que uma atmosfera com oxigênio acima de 1% dos níveis atuais deve permanecer por aproximadamente 1,08 bilhão de anos. Estimativas anteriores apontavam que a Terra seria habitável por quase dois bilhões de anos. Os pesquisadores Kazumi Ozaki e Christopher T. Reinhard, autores do artigo, afirmam que o aumento gradual da emissão de energia do Sol deve impactar os ciclos geoquímicos do planeta. O trabalho aponta que a possibilidade de manutenção da vida na Terra se esgota com a redução dos níveis de oxigênio, em um processo que pode ocorrer antes da fase de “efeito estufa úmido”, caracterizada por temperaturas extremamente elevadas. Os autores ressaltam que as projeções consideram a habitabilidade global da Terra, não apenas a vida humana.

PC prende homem que exigia mais de 300 conteúdos íntimos e ameaçava expor vítimas

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Santa Helena de Goiás, prendeu um homem investigado por usar redes sociais para coagir vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas. A ação ocorreu na manhã de quinta-feira (16), com o cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de Sinop (MT). Durante a operação, o suspeito foi preso em flagrante. De acordo com as investigações, o homem abordava as vítimas por aplicativos de mensagens e fazia ameaças de exposição de fotos e vídeos íntimos caso elas não enviassem novos conteúdos. Em alguns casos, ele chegou a exigir mais de 200 fotos e 100 vídeos. Além disso, o investigado criou grupos em aplicativos de mensagens para compartilhar o material, ampliando ainda mais os danos causados às vítimas. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que devem auxiliar no avanço das investigações. O suspeito também estava com uma arma de fogo de uso restrito de forma irregular, o que reforçou a prisão em flagrante. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar como o material foi obtido e verificar a existência de outras possíveis vítimas.

Pré-candidato, cantor de Caneta Azul se enrola ao falar de propostas

Manoel Gomes, conhecido pelo hit “Caneta Azul”, viralizou nas redes sociais após comentar sua entrada na política. Filiado ao Avante, ele se lançou como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Durante uma entrevista ao programa Além da Notícia, do canal de Paulo Mathias no Youtube, o cantor de 56 anos não apresentou propostas ou posicionamentos objetivos sobre sua eventual atuação política. A postura chamou atenção e gerou atrito ao vivo com o jornalista Régis Tadeu, que insistiu em questionamentos diretos. Ao ser solicitado a citar ao menos um projeto ou problema do país que pretendesse enfrentar, Manoel respondeu: “Agora não posso dizer ainda. Não é a hora. Você está sonhando”.

Institucional

Contatos

Feito por  GreenFlow 👽