DPU diz que Moraes violou a constituição ao impor defesa a Eduardo Tagliaferro

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu a anulação imediata da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a nomeação do órgão para atuar na defesa de Eduardo Tagliaferro. O ex-assessor responde a ação penal sob acusação de suposto vazamento de conversas envolvendo integrantes do gabinete do magistrado no Supremo Tribunal Federal. Na petição, a DPU afirma que a decisão teria violado garantias constitucionais e regras do Código de Processo Penal ao não assegurar ao réu o direito de escolher seu próprio advogado antes da nomeação de um defensor público. O órgão sustenta que a medida foi adotada de forma “sumária” e sem autorização do acusado, o que, segundo a instituição, compromete o direito à ampla defesa previsto na Constituição. A Defensoria também aponta falhas processuais, como a ausência de intimação pessoal de Tagliaferro e a falta de diligências para localizá-lo antes da nomeação. Segundo o documento, não há comprovação de que o acusado não pudesse ser encontrado, o que, na avaliação da DPU, coloca em dúvida a validade da decisão judicial. O caso segue em análise e deve gerar novos desdobramentos no âmbito do STF.
Em Pirenópolis, prisão de advogada dentro de escritório gera polêmica em goiás e mobiliza OAB

Uma advogada foi presa dentro do próprio escritório, em Pirenópolis, na quarta-feira (15), sob acusação de difamação contra um delegado da Polícia Civil de Goiás. A ação foi registrada em vídeo e repercutiu nas redes sociais. Após o ocorrido, a profissional foi liberada. Em publicação, ela afirmou que já está tomando as medidas legais cabíveis e criticou a situação. Segundo o relato, a prisão aconteceu depois que ela divulgou que uma denúncia de difamação feita por ela havia sido arquivada. “Se isso acontece comigo, advogada, dentro do meu espaço de trabalho, imagine com quem não tem voz. Eu não vou me calar”, declarou. Procurada, a Polícia Civil informou que o caso foi encaminhado à Gerência de Correições e Disciplina, responsável por apurar a conduta dos envolvidos. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO) se manifestou e classificou a prisão como arbitrária. A entidade solicitou a abertura imediata de procedimentos para investigação da atuação do delegado responsável pela ação. De acordo com a OAB, houve violação das prerrogativas da advocacia, destacando que o escritório profissional é inviolável. A instituição também ressaltou que advogados só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável durante o exercício da profissão, o que, segundo a Ordem, não se enquadra no caso. O episódio segue sob análise e deve ser investigado pelas autoridades competentes.
Ginecologista é suspeito de estuprar pacientes durante consultas em Goiânia e Senador Canedo

O ginecologista Marcelo Arantes Silva é suspeito de estuprar pacientes durante consultas e exames em Goiânia e Senador Canedo, segundo a Polícia Civil. Até o momento, as investigações identificaram cinco mulheres entre 25 e 45 anos que teriam sido abusadas pelo médico, sendo que uma delas relata abuso ocorrido na presença da filha adolescente. O suspeito responde pelo crime de estupro de vulnerável. A defesa do médico não foi localizada e, segundo a Polícia Civil, ele ainda não prestou depoimento. Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás informou que o registro profissional do médico foi suspenso por ordem judicial. Disse ainda que todas as denúncias recebidas pelo conselho são apuradas em total sigilo e que solicita esclarecimentos ao médico responsável técnico pela instituição citada nas denúncias.
Goiás decreta emergência em saúde após alta de casos de síndrome respiratória grave

O Governo de Goiás decretou situação de emergência devido a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (15). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2026, até o momento, Goiás registra 2.560 casos, sendo 126 por Influenza, 49 por Covid-19, 987 por outro Vírus Respiratório e 922 por Srag não especificado. A vacinação contra a gripe (Influenza) foi iniciada no dia 28 de março, voltada para os grupos prioritários. De acordo com a SES, até o momento, Goiás recebeu 436 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal em Goiás está em 16,19%.
Desaprovação de Lula entre evangélicos salta de 61% para 68% em abril

A rejeição ao presidente Lula entre eleitores evangélicos subiu para 68% em abril, segundo a pesquisa Genial/Quaest. É alta de 7 pontos percentuais em relação a março, quando o índice estava em 61%. A aprovação no segmento caiu de 33% para 28% no mesmo período. Em dezembro e janeiro, a desaprovação era de 64%, caiu para 61% em fevereiro e março e agora registra o maior patamar da série recente. A pesquisa Genial/Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades entre os dias 9 e 13 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09285/2026. No cenário geral da pesquisa, a desaprovação ao governo Lula oscilou de 51% para 52%, enquanto a aprovação variou de 44% para 43%. Entre os católicos, o quadro é mais equilibrado, com 49% de aprovação e 46% de desaprovação. Você conhece algum evangélico que DESAPROVA o governo Lula? Marque nos comentários
Governo quer R$ 10 bilhões em gastos fora da meta das estatais em 2027

O governo federal prevê cerca de R$ 10 bilhões em despesas fora da meta fiscal das estatais no orçamento de 2027, segundo o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), divulgado nesta quarta-feira (15/4). Isso quer dizer que o valor não será contabilizado no cálculo do resultado primário, funcionando como um colchão para eventuais necessidades de capitalização ou apoio financeiro a empresas públicas. A medida ocorre em meio ao esforço da equipe econômica para cumprir a meta de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no período, ao mesmo tempo em que mantém alguma flexibilidade para lidar com riscos fiscais. A retirada desses gastos da meta permite ao governo realizar aportes em estatais sem comprometer diretamente o cumprimento do resultado fiscal. Esse tipo de mecanismo já vem sendo utilizado em anos anteriores como forma preventiva, criando espaço para socorrer empresas em dificuldade sem pressionar ainda mais as contas públicas. Isso pode incluir desde reestruturações financeiras até garantias e aportes em companhias que enfrentem problemas de caixa ou necessidade de investimento. As empresas estatais representam um ponto de atenção para a política fiscal, especialmente aquelas que operam com dificuldades financeiras. Casos como o dos Correios, por exemplo, que já estiveram no centro do debate sobre a necessidade de aportes públicos condicionados a planos de reestruturação. A estatal recebeu aporte do governo para enfrentar a crise financeira que tem vivenciado desde o final de 2024. A previsão de uma margem fora da meta indica que o governo espera possíveis pressões vindas desse segmento nos próximos anos.
Libertadores: Corinthians bate Santa Fé e vence a segunda no torneio

O Corinthians venceu o Santa Fe, da Colômbia, por 2 x 0, na noite desta quarta-feira (15/4), na Neo Química Arena, pela 2ª rodada da Libertadores. Raniele e Gustavo Henrique, ambos no segundo tempo e após jogadas de bola parada, fizeram os gols do jogo. Com este resultado, o Timão segue na liderança do Grupo E, agora com seis pontos marcados. Já os colombianos ficam em 3°, com apenas um de pontuação. Vale lembrar que Peñarol e Platense, outro integrantes da chave, se enfrentarão apenas na quinta (16/4).
Goiás tem três centros de treinamento selecionados pela Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Goiás foi contemplado com três centros de treinamento no catálogo oficial divulgado pela Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. Os locais selecionados ficam em Goiânia e Aparecida de Goiânia e poderão ser escolhidos pelas seleções classificadas como base de preparação durante o torneio. A lista foi publicada nesta quarta-feira, 15, e reúne 38 estruturas esportivas espalhadas pelo país, todas vinculadas a opções de hospedagem. O material será utilizado pelas 32 seleções participantes após a definição da tabela de jogos e das cidades-sede. No recorte goiano, os espaços aprovados pela Fifa são o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia; o Vila Nova Futebol Clube, por meio de seu centro de treinamento, também na capital; e o Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. Segundo a entidade, o processo de escolha envolveu visitas técnicas realizadas entre novembro de 2024 e março de 2026. Ao todo, 52 cidades em 19 estados brasileiros foram avaliadas, com análise de 261 instalações esportivas. A presença de três estruturas goianas no catálogo reforça o posicionamento do estado como destino apto para grandes eventos esportivos internacionais, especialmente após a realização de competições recentes de grande porte e os investimentos em infraestrutura esportiva e logística.
Suspeito de desviar R$ 37 milhões da avó é alvo de operação da Polícia Civil em Goiás

Um homem identificado como Fabiano Pedrosa Leão foi alvo de uma operação da Polícia Civil que apura o desvio de aproximadamente R$ 37 milhões das contas da própria avó, Angélica Gonçalves Pedrosa. O caso envolve suspeitas de exploração financeira durante o processo de partilha de bens da idosa. A ação foi realizada na última segunda-feira (13), com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Goiânia e no município de Firminópolis. Além de Fabiano, a mãe dele, Marli Gonçalves Pedrosa Leão, também foi alvo da operação. Durante as diligências, os policiais apreenderam celulares, documentos e computadores, que serão submetidos à perícia. Segundo a Polícia Civil, duas armas de fogo irregulares foram encontradas na residência de Fabiano. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, mas acabou sendo liberado após pagamento de fiança. As investigações apontam que a idosa era semianalfabeta e não possuía letramento digital, dependendo de terceiros para realizar operações financeiras mais complexas. Nesse contexto, Fabiano auxiliava na administração dos negócios agrícolas da avó. Após a morte de Angélica, em maio de 2024, uma das filhas da idosa procurou a polícia e denunciou possíveis irregularidades na divisão dos bens. De acordo com o delegado Alexandre Bruno de Barros, titular da Delegacia do Idoso em Goiânia, a apuração indica que a partilha pode não ter sido realizada de forma justa. “O objetivo foi investigar um possível caso de estelionato e exploração financeira contra uma idosa, que teria resultado em uma divisão desigual do patrimônio”, afirmou o delegado. Fabiano já havia sido ouvido anteriormente pela Delegacia de Proteção ao Idoso. Em depoimento, ele afirmou que sempre informou a avó sobre as movimentações financeiras e que os demais familiares tinham conhecimento dos lucros da fazenda, inclusive com registros assinados sobre os repasses.
Estudantes da USP decretam greve por tempo indeterminado

Estudantes do campus Butantã da Universidade de São Paulo aderiram a um movimento de greve e paralisação que impacta o funcionamento da instituição desde terça-feira (14) de abril. A mobilização ocorre em apoio aos funcionários técnico-administrativos, que também cruzaram os braços por tempo indeterminado, além de reivindicações próprias dos alunos. No campus da capital, considerado o principal da universidade, aulas e serviços foram afetados, incluindo restaurantes universitários e atendimentos administrativos. Protestos e atos foram registrados ao longo do dia, com concentração em frente à reitoria e caminhadas pelo campus. Entre as principais pautas dos estudantes estão o aumento no valor das bolsas de permanência, melhorias na infraestrutura e condições dos restaurantes universitários, além de maior apoio estudantil. Já os funcionários reivindicam reajuste salarial e igualdade de benefícios em relação aos docentes, após a aprovação de uma bonificação exclusiva para professores, o que gerou insatisfação entre as categorias. O movimento reúne dezenas de cursos e entidades estudantis, ampliando a pressão sobre a administração da universidade. Novas assembleias e atos devem definir os próximos passos da greve, que segue sem previsão de término.