Lesão grave pode tirar Estêvão da Copa do Mundo

A seleção brasileira pode ter um desfalque importante para a próxima Copa do Mundo. O atacante Estêvão, do Chelsea, sofreu uma lesão grave na coxa direita e tem poucas chances de disputar o torneio, que acontece entre junho e julho. A convocação oficial da equipe está prevista para o dia 18 de maio. De acordo com o jornal The Athletic, exames realizados no início da semana apontaram uma lesão de grau 4, considerada uma das mais severas, próxima de uma ruptura total do músculo. O tempo estimado de recuperação varia entre três e quatro meses, o que praticamente inviabiliza a presença do jogador no mundial. A lesão ocorreu durante a partida entre Chelsea e Manchester United, pelo Campeonato Inglês. Diante da gravidade, o clube inglês chegou a sugerir uma cirurgia imediata. No entanto, o atleta e sua equipe optaram, inicialmente, por um tratamento conservador, com o objetivo de acelerar a recuperação e tentar garantir presença na convocação. Estêvão negocia com o Chelsea a possibilidade de vir ao Brasil para dar sequência ao tratamento junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em uma tentativa de ganhar tempo na recuperação. Esta é a segunda lesão do atacante na temporada. Anteriormente, ele já havia sofrido um problema muscular na perna esquerda, que o afastou dos gramados entre fevereiro e março. Na ocasião, também ficou fora dos amistosos da seleção contra França e Croácia. Na temporada, o jovem soma 36 partidas pelo Chelsea, com oito gols marcados e quatro assistências. Pela seleção brasileira, já entrou em campo em 11 jogos e balançou as redes cinco vezes.
“Jet lag social”: entenda o efeito de dormir tarde e acordar cedo

Dormir tarde, ter dificuldade para acordar cedo e tentar compensar o cansaço no fim de semana faz parte da rotina de muitos adolescentes. Esse padrão, muitas vezes tratado como falta de disciplina ou excesso de telas, tem explicação: é o chamado jet lag social. O termo descreve o desalinhamento entre o relógio biológico e os horários impostos pela vida cotidiana, como escola e compromissos. Na prática, o corpo segue um ritmo, enquanto a agenda exige outro — o que leva a pessoa a dormir e acordar em horários inadequados para o organismo. “É diferente da insônia, pois aqui o problema não é a falta de sono, e sim o descompasso entre o tempo biológico e o social”, explica a neurologista Letícia Soster, do Einstein Hospital Israelita. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reforça a dimensão do problema. Ao analisar mais de 64 mil adolescentes entre 12 e 17 anos, todos escolares, a pesquisa aponta que mais de 80% deles apresentam algum grau de jet lag social. Os resultados foram publicados na revista Sleep Health. “O fenômeno envolve uma perda crônica de sono nos dias úteis, geralmente compensada nos fins de semana. Quanto maior for a diferença entre os horários de sono na semana e no fim de semana, maior o desalinhamento”, explica a pesquisadora Nina Martins, doutoranda do programa de pós-graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS e primeira autora do estudo. Embora possa ocorrer em outros momentos da vida, esse fenômeno se torna mais evidente na adolescência por causa de uma mudança natural do organismo. Os jovens passam a ter uma tendência biológica a dormir e acordar mais tarde, o que entra em conflito direto com os horários escolares. O resultado são noites curtas durante a semana e tentativas de compensação aos sábados e domingos. “Esse vai e vem nos horários de sono lembra o efeito de viagens entre fusos horários, daí a origem do termo jet lag social”, observa Soster.
Lei Seca: projeto quer multa de R$ 29 mil e suspensão da CNH por até 10 anos

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode mudar radicalmente as punições para motoristas que causarem mortes sob efeito de álcool. O PL 3.574/2024, de autoria do ex-deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF), prevê multa de até R$ 29.347, o equivalente a 100 vezes o valor de uma infração gravíssima, hoje fixado em R$ 293,47, e suspensão da carteira de habilitação por 10 anos nos casos em que o acidente resultar em morte. A proposta ganhou relevância agora porque o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), relator da Comissão Especial, apresentou, na última semana, requerimento para anexar o novo PL da Lei Seca ao conjunto amplo de reformas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que está sendo discutido no Congresso. A proposta também impõe responsabilidade financeira direta ao motorista infrator. Quem causar acidente sob efeito de álcool ficará obrigado a arcar com as despesas hospitalares da vítima, além de pagar indenização de até 10 vezes o valor da multa por infração gravíssima durante o período de incapacidade para o trabalho. Para condutores sem patrimônio suficiente, o projeto prevê pensão equivalente a 30% da previdência do infrator. E você? Você concorda com a proposta?
Goiás firma parceria com Shopee para instalar centro de armazenamento no estado

Uma das principais iniciativas é a alteração de um decreto estadual que facilita a atuação de empresas do setor. A partir de agora, vendedores de outros estados que utilizam centros de distribuição em Goiás não são mais obrigados a ter inscrição estadual, o que reduz custos e burocracia, especialmente para negócios enquadrados no Simples Nacional. Apesar da mudança, o governo reforçou que não haverá impacto na arrecadação do ICMS, já que as regras de partilha e fiscalização permanecem as mesmas nas operações interestaduais. Outro destaque é o memorando de entendimento firmado com a Shopee. O acordo prevê a implantação de um centro de fulfillment, estrutura voltada ao armazenamento e envio de produtos, além da ampliação dos centros de distribuição da empresa no estado a partir de 2028. Com a expansão, a expectativa é melhorar a logística e acelerar as entregas para consumidores, além de fortalecer Goiás como um polo estratégico de distribuição no país. Representantes do setor produtivo destacaram que as medidas devem impulsionar o ambiente de negócios, atrair novos investimentos e gerar oportunidades de renda em diversas regiões goianas.
Sua mãe continua viva dentro do seu corpo mesmo décadas depois de você nascer

Não é metáfora, é biologia molecular. O fenômeno se chama microquimerismo materno e vem sendo estudado desde os anos 1990, quando exames de DNA começaram a encontrar células geneticamente maternas circulando em adultos de até quarenta e nove anos de idade. Durante a gestação, a placenta não é a parede impermeável que os livros antigos descreviam. Ela deixa passar células nos dois sentidos. Parte dessas células maternas se instala em tecidos do bebê ainda no útero e permanece ali por décadas. Já foram encontradas no fígado, no timo, na medula óssea, no coração, nos pulmões e até no cérebro. Elas sobrevivem porque o sistema imunológico do filho, moldado desde o embrião a conviver com elas, aprende a não atacá-las. A amamentação renova essa tolerância. Uma pesquisa publicada em setembro de 2025 pelo Cincinnati Children’s Hospital mostrou que um subgrupo muito específico dessas células ensina o sistema imune a reconhecer traços da mãe como parte do próprio corpo. O detalhe histórico é quase literário. A palavra quimera vem da mitologia grega e descrevia uma criatura feita de partes de animais diferentes costuradas em um único corpo. Foi o nome que a ciência escolheu quando Diana Bianchi, nos Estados Unidos, identificou células masculinas vivas em mulheres que haviam dado à luz filhos homens vinte e sete anos antes. O monstro da mitologia, afinal, era cada ser humano. Você saiu do corpo da sua mãe no dia em que nasceu. Mas uma parte dela nunca saiu de você.
Ciência explica como o hábito de reclamar adoece nosso cérebro

Reclamar o tempo todo não é só um hábito, é um treino para o cérebro. Quanto mais você reclama, mais fortalece conexões neurais ligadas à negatividade, tornando esse padrão cada vez mais automático. Além disso, o aumento do cortisol, hormônio do estresse, pode impactar diretamente a saúde, contribuindo para pressão alta, diabetes e queda da imunidade. E não para por aí: a negatividade também contamina o ambiente ao redor. Emoções são contagiosas, e quem convive com você acaba absorvendo esse padrão, criando um ciclo difícil de quebrar.
Eletrodomésticos que você nunca deve deixar na tomada depois de usar

O uso adequado dos eletrodomésticos ajuda a evitar incêndios e gerar economia de energia. Embora todo aparelho de uso eventual deva ser desligado da tomada logo após o uso, existem alguns que precisam de uma atenção especial: aqueles com a função de aquecer. De acordo com o engenheiro eletricista Gleison Salvador, eletrodomésticos que produzem calor, como torradeiras, chaleiras elétricas, sanduicheiras e ferros de passar precisam ser retirados da tomada imediatamente após o uso. Também deve-se evitar deixá-los ligados no modo automático durante a noite. O engenheiro eletricista Victor Luiz explica ao Metrópoles que esses aparelhos possuem elementos de aquecimento (resistências) que convertem grande quantidade de energia elétrica em calor. “Se permanecerem ligados por muito tempo sem supervisão, podem atingir temperaturas elevadas e, em caso de qualquer falha, causar risco de incêndio”, diz Victor. Outro fator de extrema importância é o mau dimensionamento dos cabos e disjuntores. Por isso, Victor Luiz alerta para a instalação elétrica adequada. “Grande parte dos incêndios em instalações elétricas é causada pelo sobreaquecimento de cabos, decorrente do efeito Joule, um fenômeno físico inerente à passagem de corrente elétrica. Dessa forma, é fundamental dimensionar corretamente os condutores e os dispositivos de proteção, garantindo que suportem a corrente prevista sem risco de sobrecarga ou aquecimento excessivo”, finaliza o engenheiro.
Demissão por WhatsApp está liberada no Brasil e funcionário não tem direito a dano moral

Uma decisão recente da Justiça do Trabalho está dando o que falar em todo o país. A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) entendeu que a demissão comunicada por meio do WhatsApp, por si só, não gera direito à indenização por danos morais ao trabalhador. O entendimento foi de que, apesar de não ser o meio mais tradicional ou recomendado, o uso de aplicativos de mensagem para informar o desligamento não configura automaticamente uma ofensa à dignidade do funcionário. Para que haja indenização, é necessário comprovar que a forma de comunicação causou constrangimento, humilhação ou exposição indevida. A decisão tem repercutido entre especialistas e trabalhadores, principalmente por tocar em uma prática cada vez mais comum com o avanço da tecnologia nas relações de trabalho. Ainda assim, juristas reforçam que empresas devem agir com bom senso e respeito, priorizando formas mais adequadas e humanas na hora de comunicar uma demissão. O caso reacende o debate sobre os limites do uso de ferramentas digitais no ambiente corporativo e os direitos dos trabalhadores diante dessas novas práticas.
Ultrassom “explode” vírus da gripe e pode virar novo tratamento

Imagine estar gripado, poder “estourar” o vírus da infecção e melhorar? De acordo com uma nova descoberta de pesquisadores brasileiros, isso é possível. O mais curioso é que o “ataque” vem por meio de ondas sonoras do ultrassom – sim, o mesmo método utilizado por mulheres para observar o bebê quando estão grávidas. Batizado de ressonância acústica, o método consegue causar mudanças na estrutura do vírus, sendo capaz de rompê-lo e interromper seu funcionamento – por isso, é como se fosse uma “explosão” viral. O novo estudo revela que as ondas sonoras de alta frequência são eficientes não só para reduzir a capacidade infecciosa do vírus da gripe, a influenza A (H1N1), mas também do que provoca a covid-19, o sars-cov-2. O trabalho tem potencial para virar um novo tratamento para infecções respiratórias. Liderado por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), os resultados foram publicados na revista Scientific Reports em meados de fevereiro. Durante os experimentos, foram utilizadas frequências entre 3 MHz e 20 MHz. Ao serem expostos ao ultrassom, os vírus diminuíram de tamanho e se fragmentaram, comprometendo diretamente sua estrutura. O impacto também atrapalhou a capacidade infecciosa, demonstrando a eficiência da ressonância acústica. Um outro diferencial da terapia inovadora é que ela não utiliza calor ou radiação, evitando machucar tecidos da pele ao ser usada. Além de não invasiva, ela também pode reduzir a dependência por medicamentos para tratar infecções respiratórias.
Goiano morre após se afogar em praia durante viagem com os filhos

Um goiano, identificado como Welington Borges, de 53 anos, morreu após se afogar na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao g1, Fernanda Cruz, esposa da vítima, afirmou que o marido, que é morador de Quirinópolis, estava no estado com os dois filhos para assistir ao jogo do Flamengo. Welington era analista fiscal e estava no estado desde sexta-feira (17), com o acidente tendo acontecido na segunda-feira (20). Ainda de acordo com a esposa dele, a vítima entrou na água com o filho mais velho, mas acabou sendo puxada por uma onda e se afogou. Segundo ela, a certidão de óbito de Welington atesta que ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros local e foi encaminhado ao hospital enquanto recebia massagem cardíaca, mas não resistiu. Fernanda afirmou que Welington costumava viajar com os filhos para ver os jogos do time que eles torciam juntos. Na data do afogamento, o filho mais novo da vítima permaneceu no hotel e não chegou a ir à praia com os demais familiares. A mulher destacou que o filho mais velho não se feriu. Ela também lamentou a perda do marido, que afirmou ser uma pessoa “alegre” e que amava os filhos. O corpo de Welington ainda estava em trânsito para Quirinópolis até a última atualização desta reportagem, com o velório previsto para esta quinta-feira (23).